A Associação Catarinense para Integração do Cego – ACIC é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão a inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade. Para efetivar-se o cumprimento de nossa missão, atuamos com pessoas cegas e com baixa visão de todas as faixas etárias, atendendo nas áreas de habilitação, reabilitação, profissionalização, cultura, esporte e lazer.

Nosso trabalho demanda a superação de desafios cotidianos, os quais vão desde a quebra do paradigma em relação à incapacidade das pessoas com deficiência, nas múltiplas instâncias sociais, até à compreensão de que este segmento constitui-se em protagonista de sua própria história, escrevendo-a, transformando e sendo transformado pelo meio em que está inserido. Esta instituição, portanto, apenas obtém resultados significativos em sua atuação, exercendo suas funções em parceria com todo o cenário social, o qual vai muito além de seus muros, abrangendo territórios das mais variadas vertentes, pois o sujeito humano precisa ser compreendido em sua integralidade.

Missão

Promover ações que visem a inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão, contribuindo para sua efetiva participação na sociedade.

Visão

Ser uma instituição de referência no apoio educativo, habilitação, reabilitação integral e profissionalização das pessoas com Deficiência Visual (Cegas ou com Baixa visão).

Valores:

Ética, democracia, solidariedade e respeito à singularidade humana.