O dia de hoje é lembrado mundialmente como dia de conscientização sobre a surdocegueira, deficiência única, em que coexistem a perda visual e auditiva, podendo estas serem de diferentes níveis e momentos de incidência, ao nascer ou adquirida ao longo da vida.

A data é escolhida por ser aniversário de nascimento de Hellen Keller (1880 / 1968), surdocega norteamericana protagonista na luta pela inclusão das pessoas com este tipo de deficiência e primeira surdocega no mundo a alcançar o bacharelado.

Estima-se que no Brasil tenhamos 40 mil pessoas surdocegas. Estas presentes em estatística, fora as que nem chegam ao conhecimento de entidades e instituições de ensino.

Como a visão e audição são sentidos extremamente presentes na comunicação humana, a pessoa surdocega, para comunicar-se, necessita fazer uso de vias alternativas de comunicação, como o Braille Tátil, a Fala Ampliada, a LIBRAS Tátil, Escrita na Palma da Mão, entre outras.

Apesar de avanços trazidos pelas lutas de representantes nacionais e internacionais, a Surdocegueira ainda é pouco conhecida, debatida e respeitada em suas necessidades comunicacionais e de direitos.

Os sites abaixo oferecem informações importantes sobre a surdocegueira, os tipos da mesma, formas de comunicação alternativa e serviços especializados:

http://www.grupobrasil.org.br/

http://www.agapasm.com.br/

http://www.ahimsa.org.br/quem-somos

#PraTodosVerem Foto de um grupo de pessoas surdocegas da ACIC no Parque Ecológico do Córrego Grande. O grupo está de pé, virado de frente aparecem de corpo inteiro.Todos sorriem. Da esquerda para a direita estão: Lurdes Bueno, Gilson, Lourdes Aleixo, Adilson dos Santos, José Bernardo, Sandra Fabiana e Teresinha. Estão de camisetas cinzas, que na altura do peito, à direita, está estampado:”Grupo Surdocegueira” e a logomarca da ACIC. Gilson e Sandra Fabiana estão batendo palmas,Teresinha faz um sinal de positivo com a mão esquerda levantada. Os demais, levantam os braços com as palmas das mãos abertas.

Ao fundo, um lago e árvores.

#27de junho
#DiaMundialdaSurdocegueira
#HellenKeller
#Surdocegueira
#ComunicacaoAlternativa
#ACIC
#Surdocegos
#SurdocegueiraDeficienciaUnica

One thought on “Dia de conscientização sobre a surdocegueira

  1. Parabéns pela excelente iniciativa em divulgar a Surdocegueira nesta data tão significativa. Um grande abraço,
    Rita de Cássia Silveira Cambruzzi
    Ms. e dra. em Educação Especial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *