Semana de conscientização do Dia Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Folder do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Florianópolis

Vimos convidar a todos e a todas, a participarem da Caminhada em Prol dos Direitos das Pessoas com Deficiência que acontecerá no dia 03/12/2014, próxima quarta-feira, às 9h, com ponto de encontro no Largo da Catedral.

Para realização e preparação para esta passeata, a ACIC irá realizar no dia 02/12/2014, às 13h, no auditório da Instituição uma mobilização interna, no qual tem como objetivo refletirmos sobre a importância da mobilização deste segmento para garantia dos direitos instituídos em leis, bem como a confecção de cartazes para passeata do dia 03.

Dia 03 de dezembro é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, esta data tem por objetivo promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar dessas pessoas.

A iniciativa da realização das ações previstas para o dia 02 e 03 de dezembro, se deu a partir da solicitação de pessoas com deficiência que frequentemente apresentam descontentamento com a falta da garantia de seus direitos.

Essa iniciativa tem como objetivo, portanto conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, conscientizar a população sobre assuntos de deficiência e reivindicar a efetivação dos direitos conquistados em Lei; Para que este preceito se concretize devemos manter nossa luta por inclusão, dando visibilidade ao movimento.

Neste sentido, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Florianópolis, planejou em parceria com diversos órgãos uma programação para os dias 01, 02, 03 e 04 de dezembro, para marcar a semana de conscientização do Dia Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a qual segue abaixo:

- Dia 01 – Palestra com a convidada Maria da Penha, que conta sua luta para punir seu agressor, uma vez que por conta das agressões sofridas pelo marido, Maria da Penha ficou paraplégica, lutando assim para ter garantido o seu direito a proteção, mediante punição de seu agressor.

Local: Plenarinho da ALESC

Endereço: Rua Doutor Jorge Luz Fonte, 310.

Horário: 19 horas

- Dia 02 – Sensibilização – Vivencie o dia da pessoa com deficiência.

Local: Largo da Alfandega

Horário: 9 horas

Esta ação será realizada por profissionais das entidades e visa realizar uma vivência com as pessoas que circulam pelo Largo da Alfandega, proporcionando um momento onde elas possam andar de bengala com os olhos vendados ou ainda utilizar uma cadeira de roda, percebendo as dificuldades diárias enfrentadas pelas pessoas com deficiência devido à falta de acessibilidade.

- Dia 02 - Mobilização Interna preparação para a caminhada do dia 03.

Local: Auditório da ACIC

Horário: 13 horas.

- Dia 03 – Caminhada alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Local: Largo da Catedral

Horário: 9 horas.

- Dia 04 - 2º Prêmio Catarinense de Moda Inclusiva.

Local: FIESC.

Endereço: Rua Admar Gonzaga, 2765, Itacorubi.

Horário: 19 horas.

Por fim, cabe ressaltar a importância da presença de todos no dia 02/12 no período vespertino no auditório da ACIC, e no dia 03/12 para caminhada em prol dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Nestes dois dias a sua presença, de seus familiares, de seus amigos ou ainda de seus conhecidos, fará total diferença para realização destas ações.

Participe conosco!

Equipe ACIC.