Secretaria de Gênero da ONCB apoia a Campanha Outubro Rosa

A Secretaria de Gênero apoia a Campanha Internacional contra o câncer de mama "Outubro Rosa".

Leia o texto abaixo "Saiba mais sobre a campanha “Outubro rosa” e Exiba o cartão postal da sua cidade".

Ao final do texto segue link para acessar o vídeo com informações fundamentais referentes aos cuidados necessários que devemos ter com nossa saúde.

Saiba mais sobre a campanha “Outubro rosa” e Exiba o cartão postal da sua cidade:

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Outubro Rosa no Brasil:

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foram comemorados os 70 Anos do Encerramento da Revolução, Um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos teve a iniciativa de iluminar o monumento em alusão ao Outubro rosa.

Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos-SP, em preparação para o Outubro Rosa, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio. Mas o principal objetivo era alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi tomando o formato da campanha contra o câncer de mama, Com cartões postais de diversas cidades iluminados em rosa.

A cada ano, aumentam os números de empresas e entidades relacionadas ao câncer de mama, que se unem para expandir a campanha, para aumentar a qualidade de vida e saúde da mulher.

Desde outubro de 2009, se multiplica a iluminação feminina pelos principais pontos de todos os estados do Brasil.

O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo, a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ. E agora, faz parte da campanha, o cartão postal brasileiro iluminado, em apoio ao “Outubro rosa!

A secretaria de gênero, propõe fazermos uma viagem cor de rosa pelo Brasil.

O desafio é cada cidade ou estado citar qual cartão postal da sua cidade está iluminado de rosa, se apresentando de forma bonita, elegante e feminina, em apoio a campanha do “Outubro rosa”.

A ideia é passear por todos os estados brasileiros e mostrarmos que mesmo sendo uma campanha de apelos visuais, as mulheres com deficiência visual também estão antenadas e apoiam essa ação.

Participe conosco e não se esqueça de identificar a sua cidade!

Aqui em São Paulo, temos vários locais referenciando a campanha do “outubro rosa”. Mas no caso de apontar apenas um, escolho a nossa avenida Paulista, aquela que não dorme nunca!

Lá temos vários pontos iluminado de rosa e um dos principais é o prédio da FIESP.

O prédio está projetando um laço rosa gigante de cada lado da sua construção, ou seja, de qualquer lado que você estiver, estará visualizando a imagem simbólica da campanha contra o câncer de mama.

Partindo de São Paulo, vamos dar continuidade a nossa viagem e não deixem de assistir ao vídeo!

http://www.youtube.com/watch?v=UwJmUxgC1fc