Café Cultural

O Centro de Reabilitação, Profissionalização e Convivência da Associação Catarinense para Integração do Cego – ACIC, promoveu no dia 1 de outubro o seu primeiro Café Cultural.

O evento foi organizado com o intuito de incentivar os alunos que participam das aulas de Apoio Pedagógico a criarem o hábito de ler, percebendo este ato como uma ação prazerosa, que traz ganhos a todas as instâncias da vida.

A ideia ganhou seus contornos no mês de junho e foi materializando-se com a escolha das obras a serem apresentadas, partilhadas no Café, que teve início às 8:00 de uma manhã de quarta-feira ensolarada, que foi embalada por ritmos variados, histórias cheias de emoção e saberes, filmes que possibilitavam reflexões, tramas que ainda que nos levassem a lugares distantes e apresentassem personagens que pareciam não fazer parte de nossa realidade, acabaram por aproximar-se de cada um dos presentes, tocando, emocionando e transformando a todos.

Os participantes perceberam, ao fin daquele dia, que o prazer de ler, de assistir a um filme, expande-se, mexe com o coração, quando conseguimos partilhá-lo com quem está em nosso entorno, disseminando nosso aprendizado, possibilitando a outros o acesso à beleza da arte, seja ela cinematográfica, literária, musical....

Ana Carolina Pereira, Gustavo Amorim, Gustavo Dúnzer, Lucas Silva, Tábata Duarte e Taila de Oliveira Aguiar foram os alunos que estiveram presentes nesta troca de saberes, valores e conhecimentos, mediados pela professora Margarete Alves. Foram convidadas, ainda, a Gerente Técnica, Maristela Sartorato Pauli Bianchi e a professora Marcilene Aparecida Alberton Ghisi.

A gastronomia, fator cultural deveras importante, também constituiu-se em ingrediente neste dia, abrilhantando o encerramento desta manhã.